POR DENTRO DA LEAL MOREIRA

Obra literária consagrada ganha reedição

 
 
A obra mais famosa de Augusto Meira Filho, intitulada “Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará”, foi revisada, atualizada e otimizada e terá seu evento de relançamento em 5 de janeiro, no  Atrium Quinta das Pedras Hotel. A edição é comemorativa aos 100 anos de nascimento do autor e aos 40 anos da primeira versão do livro. Augusto Meira Filho foi um engenheiro, historiador e escritor paraense que dedicou sua vida para Belém.
 
O livro conta 200 anos de história, desde os primórdios da capital paraense. Por provocar uma reflexão sobre o patrimônio histórico e sua conservação, o lançamento será no dia 5 de janeiro, data escolhida por antecipar o aniversário de 400 anos de Belém, no dia 12. “Eu e meus irmãos avaliamos que seria relevante relançar agora ‘Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará’, para unir algumas comemorações importantes ao centenário de nascimento de nosso pai. Em 2016, além dos 400 anos de Belém e os 40 anos da primeira edição, o Museu Goeldi completa 150 anos – e é a instituição que guarda o acervo dele e os originais dessa obra”, conta o antropólogo e historiador Márcio Meira, um dos filhos do autor.
 
 
Originalmente publicado em 1976, o livro, que investiga a evolução urbana da paisagem, da expansão territorial da cidade e a construção de alguns dos principais monumentos, teve uma única edição, esgotada. A nova edição traz o texto original na íntegra, porém com atualizações de acordo com a nova ortografia e normas técnicas. Além disto, mais imagens foram adicionadas às páginas para melhorar a estética da obra e a transformar em uma espécie de livro-álbum.
 
De acordo com Aurélio Meira, engenheiro e administrador do projeto de relançamento, o objetivo do livro é servir como instrumento de consulta educativa e cultural. Para isto, 30% da tiragem será destinada para bibliotecas públicas do estado e município. “É a maneira da nossa família homenagear Belém, pois a obra em si atende às questões morfológicas, antropológicas e culturais de uma cidade e é, antes de tudo, o reflexo do pensamento de um cidadão sobre o lugar onde vive - no caso, sobre essa cidade”, explica.
 
Durante o lançamento da edição haverá apresentação musical de duo de violão e piano formado por Salomão Habib e Paulo José Campos de Melo. O evento está marcado para as 19 horas.

Comentário