´╗┐´╗┐

REVISTA

As cores, sons e sabores do Outono em Nova York

 
Agasalhe-se, mas não exagere. A temperatura baixou, mas o vento frio ainda acarinha a pele. Use sapatos confortáveis. Vamos andar. Nas árvores, as folhas estão mudando de cor e o cenário que se forma exige longos passeios sob as novas cores que explodem da natureza. A folhagem, antes verde primaveril, ganha tons amarelados, laranjas, vermelhos para enfim se tornarem marrom sob os nossos pés. É outono. Estamos em Nova York. 
 
No Hemisfério Norte, o outono inicia no mês de setembro e dura até o final de dezembro. Em Nova York, a estação muda de ares. A melancolia da vegetação seca se transforma no romantismo que atrai pessoas de toda parte do mundo e, no cinema, dividiu o protagonismo com Richard Gere e Winona Rider no famoso “Autumn in New York” (Outono em Nova York). Ou você não assistiu ao filme e se imaginou caminhando pelo Central Park, durante o outono, com um copo de Starbucks na mão e um amor na outra?
 
Contudo, nem tudo são folhas quando falamos do outono em Nova York. A cidade está repleta de atrações. São tantos os eventos programados para a estação que é preciso planejar a viagem com bastante antecedência para aproveitar tudo o que a cidade oferece durante este período. Prepare-se. Serão meses de muita moda, comida, música e diversão. Os dias serão curtos, ensolarados, frios e inesquecíveis.
 
 
Setembro é o mês da Fashion Week, realizada duas vezes por ano em Nova York. Durante a semana de moda são apresentadas as coleções para as estações do ano seguinte. Uma coleção para o outono é apresentada no inverno e a coleção primavera é exibida no outono. A Semana de Moda de Nova York abre a série mundial de Fashion Weeks, seguida por Londres, Paris e Milão. 
 
Este também é o mês de um dos mais antigos festivais em Nova York, o San Gennaro Festival. Quando as ruas de Little Italy ganham as cores da bandeira italiana, os restaurantes recebem os clientes com tapetes vermelhos e centenas de vendedores de ruas oferecem lembranças aos visitantes.
 
Também é nas ruas da cidade que a magia dos espetáculos da Broadway arremata definitivamente nossos corações. Na Times Square, apresentações gratuitas chamadas “Broadway on Broadway” são realizadas durante o mês de setembro, incluindo os episódios e canções de musicais que podemos ver em um dos teatros da Broadway naquele momento.
 
O Fantasma da Ópera, Chicago, O Rei Leão, Os miseráveis... É difícil resistir aos encantos da Broadway e à vontade de investir tudo em óperas e musicais, é verdade. Mas é preciso lembrar que ainda há muito a ser visto durante nossa estada em Nova York. Portanto, sigamos. 
 
Outubro chegou. Vamos nos deliciar com uma das atrações mais populares do outono, o Madison Square Eats, no Flatiron District (ruas 24 e 25 com 5th Avenue): uma feirinha de comidas deliciosas que ocorre diariamente entre 11 e 21 horas, somente durante as primeiras semanas deste mês.
O clima está mudando e nossa programação também. É hora de pegarmos os casacos e corrermos para garantirmos bons lugares nas duas das mais famosas paradas de Nova York.
 
 
Na segunda segunda-feira do mês de outubro, ocorre o desfile anual do dia de Colombo. A Columbus Day Parade é realizada na segunda segunda-feira do mês de outubro, em Nova York, todos os anos, desde 1929, para comemorar a chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492. Um dos desfiles mais emocionantes do ano. A gente se encontra na Quinta Avenida entre as ruas 44 e 79.
 
No dia 31 de outubro, a cidade muda novamente. As ruas se enchem de crianças fantasiadas carregando cestas ou sacolas, batendo nas portas das casas e entrando em lojas. Elas pedem doces ou prometem travessuras (trick or treat?!?). É o Halloween.
 
No Brasil, o dia das bruxas costuma ser lembrado apenas pelos estudantes de cursos de inglês ou alunos de escolas bilíngues. Não se espante, porém, com o que você verá aqui. A cidade inteira entra no clima do Halloween. As casas são decoradas. E se durante o dia, a cidade é invadida pelos pequenos monstros e criaturas assustadoras. À noite, a festa é dos adultos. Então, vista a sua fantasia e vamos aproveitar.
 
Depois de escolhida a fantasia, a próxima decisão será a forma de participação na “Halloween Parade”. A parada começa na Spring Street e segue pela Sexta Avenida até a rua 15. Chegar perto para assisti-la é um desafio dos grandes, mas fantasiados podemos desfilar na Parada. Para isso, só precisamos estar na concentração entre 18h30 e 20h30. Vamos lá?
 
Novembro chegou. Não há mais folhas nas árvores. O frio se assevera. A cidade se agita com a proximidade do Dia de Ação de Graças e mais uma famosa parada. O “Thanksgiving Day” é uma comemoração familiar com um clima semelhante ao que temos no Círio de Nazaré: a família reunida em uma espécie de prévia do Natal. O Dia de Ação de Graças é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro. 
 
E enquanto a família reunida e o peru na mesa para o almoço são as maiores alegrias do nova-iorquino, para nós, a felicidade está no céu da Sétima Avenida e ela tem a forma de balões de gás que se agitam em frente à loja de departamentos Macy’s durante a tradicional parada que marca o feriado.
O frio está cada vez mais intenso. A temperatura baixando e as vitrines ganhando as cores do Natal nos avisam que o Outono está acabando. Logo o inverno invadirá as ruas da “big apple”, mas ainda temos tempo e algum espaço na mala. Vamos aproveitar os últimos dias do outono para as compras finais antes de nosso retorno ao Brasil.
 
Frank Sinatra cantava “O outono em Nova York é um convite”. E você, vai recusar?
 
PARA INSPIRAR: (LIVROS)
 
UM AMOR UM CAFÉ E NOVA YORK
Autor: ALVARENGA, AUGUSTO
Editora: D´PLÁCIDO EDITORA
Ano: 2014
Camila sempre teve um grande sonho - viver um grande amor, como um desses de cinema. Ela só não imaginava que teria isso e muito mais, logo que conheceu Guilherme. Na véspera do aniversário de 3 anos de namoro do casal, e do aniversário de 19 anos de Camila, Guilherme surge com uma surpresa que mudaria pra sempre o romance e a vida do casal - uma viagem de um mês para Nova York. O que ele não sabia é que esse era mais um dos grandes sonhos de Camila, que vai fazer de tudo para que essa seja a melhor viagem deles. Porém, Nova York possui brilhos demais. Poderia algum deles ofuscar o do casal? Um romance recheado de beijos, sonhos e palavras doces, personagens surpreendentes e ainda uma trilha sonora de ‘sobremesa’.
 
NOVA YORK
Autor: EISNER, WILL
Editora: QUADRINHOS NA CIA
Ano: 2009
‘Nova York - A grande cidade’ é composto de vinhetas que registram, a partir do cenário da cidade, aspectos do dia a dia de seus habitantes. Esses breves vislumbres iluminam com delicadeza desde as situações mais cotidianas até as reviravoltas mais trágicas. O olhar agudo que se revela nas vinhetas ganha em ‘O edifício’ e ‘Pessoas invisíveis’ aspecto mais sombrio. Nessas histórias, que são sobretudo biografias de personagens solitários e esquecidos, o autor põe em xeque o isolamento e a indiferença impostos pela metrópole.
 
JOHN LENNON EM NOVA YORK
Autor: MITCHELL, JAMES A
Editora: VALENTINA
Ano: 2015
John Lennon em Nova York revela como foi a pouco conhecida fase pós-Beatles vivida por um dos maiores artistas do século XX. O ativismo político, a evolução musical, a relação com a esposa Yoko Ono e com os antigos companheiros de banda foram alguns dos temas abordados com deliciosas minúcias pelo autor, o jornalista norte-americano James A. Mitchell. O livro revela curiosidades de alguns dos grandes ícones culturais do século passado que conviveram com o músico, além das mudanças sociais, culturais e comportamentais do início dos anos 70 até o assassinato de John Lennon, em 1980.
 
PARA SONHAR: (FILMES)
 
OUTONO EM NOVA YORK
A bela e tocante história de um romance que só acontece uma vez na vida e que se desenrola numa única e curta estação do ano. Explorando o amor em todas suas características fascinantes, assustadoras e provocantes, ‘Outono em Nova York’ aborda as façanhas sexuais do dono de restaurante Will Kane (Gere), um famoso playboy de 50 anos e mestre da sedução sem compromissos, que não acredita nas palavras ‘para sempre’. Até que ele conhece uma jovem que tem a metade de sua idade e o dobro de sua maturidade. Charlotte Fielding (Ryder) é uma mulher liberal, que deseja experimentar as emoções da vida adulta e que tem suas próprias razões para crer que as coisas não podem durar para sempre.
 
NOVA YORK, EU TE AMO
Em ‘Nova York, Eu Te Amo’, onze diretores contam histórias de amor que se passam na cidade que nunca dorme. O filme é composto por curtas e conta com nomes como Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shunji Iwai, Wen Jiang, Scarlett Johansson, Shekhar Kapur, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman, Brett Ratner e Andrei Zvyagintsev
 
MILAGRE NA RUA 34 
Em plena época do Natal, Susan, uma garotinha muito inteligente e esperta, afirma que Papai Noel não existe. Quando um senhor muito bondoso é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que sua mãe trabalha, ninguém podia esperar que o velhinho iria afirmar ser o verdadeiro Papai Noel e que estaria ali justamente para provar para a garotinha que ele é real.
 
 
PARA PLANEJAR: (GUIAS)
 
NOVA YORK COM CRIANÇAS
Coleção: CRIANÇAS A BORDO
Autor: ÁVILA, FERNANDA
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: PULP -
Ano de Edição: 2015
Um guia colorido, ilustrado e recheado de informações dos melhores programas, restaurantes, museus, diversões e hotéis para grandes e pequenos exploradores em Nova York. Ideal para quem quer aproveitar cada cantinho da cidade, sem perder as novidades nem os endereços clássicos. Divirta-se com seus filhos na capital do mundo!
 
MINHA NOVA YORK
Autor: WAGNER, DIDI
Fotógrafo: GOLDFLUS, JAIRO
Editora: PULP -
Ano de Edição: 2014
O guia ‘Minha Nova York’ tem sido companhia de viagem para quem quer conhecer os lados A e B da capital do mundo através do olhar antenado e afiado de Didi Wagner. A nova edição traz novos hotéis, restaurantes, lojas e atrações onde Didi esteve desde o lançamento da primeira edição do guia e que estava na hora de serem incluídas, já que Nova York não dorme jamais.
 
O MELHOR GUIA DE NOVA YORK
Autor: ANDRADE, PEDRO
Editora: ROCCO
Ano: 2013
Pedro Andrade reúne neste guia as melhores dicas de culinária, moda, cultura e show bizz da Big Apple. Ilustrado com fotos feitas pelo próprio autor, o livro é resultado de dez anos de trabalho do jornalista, experiente em descobrir o que há de melhor na cidade que se reinventa a cada dia. Um guia para ser lido e apreciado, como as dicas listadas pelo autor, e também para servir de inspiração e companhia de viagem numa cidade inesgotável.

Comentário