POR DENTRO DA LEAL MOREIRA

Leal Moreira utiliza tecnologia inovadora em obras do Torre Unitá

A Leal Moreira, comprometida com a qualidade dos seus produtos e com a satisfação dos clientes, inovou em tecnologia e deu mais um passo à frente em busca de melhores resultados: a construtora, em parceria com a Universidade Federal do Pará, foi a primeira empresa na região Norte a executar prova de carga monitorada em estaca, teste que mostra com precisão o desempenho dessa estrutura nas obras.

O engenheiro Júlio Alencar, docente da UFPA e coordenador do projeto de pesquisa responsável pelo teste, explica a diferença entre provas de carga monitorada e provas de cargas convencionais. “A prova de carga monitorada mede as pressões ao longo do comprimento da estaca. Já as outras provas de carga só medem na extremidade superior da estaca. Conhecendo a distribuição ao longo do corpo da estrutura, temos um melhor entendimento sobre como ela está trabalhando.” Assim, pode-se verificar com mais praticidade se o desempenho da estaca é o mesmo que foi  estipulado inicialmente no projeto do empreendimento. “Isso contribui para a qualidade das obras e para conhecer melhor o comportamento do sistema, gerando mais economia e eficiência”, ressalta Júlio.

Esse tipo de teste é um processo  tecnológico sofisticado que exige a instalação de sensores importados e sistemas computadorizados. Poucas empresas no Brasil já utilizam a tecnologia. Na Leal Moreira, ela foi aplicada em março na fase de fundação do Torre Unitá.

“Nós pretendemos ainda fazer outro teste nas obras do Torre Unitá: deixamos os sensores na estaca e a ideia é medir a carga durante a construção do prédio. Se concretizarmos, será o primeiro realizado no Brasil”, disse Júlio.


Comentário