´╗┐´╗┐

REVISTA

Um Uruguai ainda mais natural

Muito mais que cassinos, hotéis luxuosos e parrilladas, nosso hermano mais querido faz jus ao conceito de um país natural e possui em sua costa litorânea praias rústicas, que encantam visitantes de todo o mundo. Se o Uruguai já era um dos destinos favoritos dos brasileiros na América do Sul, com a alta do dólar, torna-se a melhor relação custo e benefício para viajar. Um verdadeiro convite para experimentar a simplicidade da vida uruguaia. 

Pouco mais de 200 quilômetros separam a capital Montevidéu de Rocha, departamento estadual no qual se encontra grande parte das praias banhadas pelo Oceano Atlântico, com destaque para os balneários de La Pedrera e Cabo Polonio, este, localizado dentro de um parque nacional de preservação. O acesso pode ser de carro pelas excelentes estradas da região, ou de ônibus pela empresa Ruta del Sol, que oferece viagens regulares aos dois destinos.

Como o próprio nome sugere, La Pedrera é cercada de formações rochosas junto ao mar, que dão um tom rústico e elegante às suas principais praias: El Desplayado e El Barco. A primeira é muito frequentada por famílias que buscam águas mais brandas e tranquilidade. A extensa faixa de areia branca nos convida a caminhar, praticar esportes ou apenas sentar e relaxar ao som do mar. 

Diferente da maioria das praias brasileiras, não há barracas ou estruturas montadas, sendo necessário, caso queira, levar sua própria cadeira e guarda-sol. Mas, essa não é uma logística complicada, pois a principal rua do distrito, onde está concentrada a maioria das pousadas, hotéis, hostels e casas de aluguel por temporada, termina de frente para o mar, próximo ao acesso às praias.

Durante o dia ou à noite, é indispensável tirar alguns minutinhos para, em silêncio, contemplar a natureza exuberante que cerca o balneário. Na rambla da cidade, uma espécie de orla, há pontos de observação de baleias da espécie francas austral, que entre os meses de agosto e novembro buscam as águas uruguaias para a reprodução.


Comentário