REVISTA

Sofisticação clean

 
Visual minimalista para um projeto contemporâneo ganha personalidade graças à  iluminação e alguns objetos pontuais na decoração.
 
Sem excessos, mas com muito charme e espaço. Essa foi a proposta para o apartamento no bairro do Umarizal, em Belém. O projeto foi um desafio para o arquiteto Caíque Lobo que tem como marca pessoal um estilo mais rústico. Fã de material natural como fibra, madeira ou um bom sofá de linhão, neste projeto ele se aventurou a fazer algo que saísse de sua zona de conforto. Assim que cheguei ao apartamento para fazer a matéria, a primeira frase que ouvi dele próprio foi: “diferente, né? nem parece que é meu!”, disse ele, gargalhando. De fato o apartamento segue o estilo mais clean, com poucas obras nas paredes e muitas áreas de circulação. Apesar dos tons claros dominarem o espaço, ele é aconchegante e em cada ambiente há uma peça em destaque colocada pontualmente para que o todo apareça.  
 
 
Tanto espaço era fundamental para atender ao pedido da proprietária do apartamento que tem dois filhos pequenos e não abria mão de muito espaço para as crianças. “É um apartamento mais vazio, trabalhei bastante o espaço de circulação, a sala bem ampla, os móveis bem soltos para dar comodidade para as crianças no dia a dia”.
 
E essa comodidade começa no home, um dos ambientes mais utilizados no apartamento e onde o destaque é a bancada de slimstone. Mármore cortado em lâminas finíssimas de 5 milímetros, possibilitando a iluminação interna e deixando o ambiente aconchegante.
 
Apesar dos tons neutros predominantes, o apartamento tem muita personalidade! A mesa da sala de jantar é um bom exemplo disso. Feita em lâminas de concreto, a ideia inicial era ter uma mesa inteira, única. Durante a obra, o arquiteto optou por separá-las e assim o objeto ganha charme e o ambiente, mobilidade. “São duas peças garantindo o deslocamento delas de acordo com a vontade da proprietária”, afirma Caíque. Por conta dessa mobilidade, o lustre para a sala de jantar foi dispensado. Em compensação, o projeto de iluminação de todo o apartamento foi importantíssimo para criar ar intimista e valorizar o espaço mesmo com as paredes mais limpas. Iluminação de led para não gerar calor. Na sala de estar, objetos se destacam pela sofisticação: a joia da sala é a mesa de centro com mistura de vidro e ferro. Mais à frente, uma mesa de acrílico foi usada para destacar a prataria. Mas o encanto do apartamento são os objetos que trazem uma história já que muitas peças são de antiquários ou herdadas de família.
 
No estar, tons neutros predominam assim como as texturas. Os móveis são pontuais para garantir a circulação, prioridade neste projeto. O destaque da sala é a mesa de centro com o pé de ferro vazado e a tampa de vidro. Outro móvel que ganha destaque é a estante de acrílico para dar destaque às peças de prata.
 
O home é o local de maior convívio do apartamento, é o ambiente onde as crianças ficam a maior parte do tempo, por isso há um bom espaço entre o sofá e a bancada, de limstone finíssima que recebe iluminação especial para dar aconchego ao ambiente.
 
 
Um pedido da dona do apartamento era um ambiente clean, sem exageros. As paredes têm poucas telas. Alguns móveis antigos ganharam destaque: são herança da proprietária. Como o pendente que fica no canto, as cadeiras e o móvel de madeira na sala de estar ao lado da cortina de linho. O verde é pontual para deixar o ambiente vivo.
 
O apartamento tem poucos objetos na parede. Nesta foto, destaque para a sala de jantar, onde os tons claros permanecem mas são quebrados pelos objetos em cores fortes, colocados em cima da mesa e na tela. O lavabo segue o estilo onde a bancada é esculpida em mármore travertino romano bruto e a água cai sob uma lâmina de vidro.

Comentário