REVISTA

Por trás do blog

 

Designer de moda por formação e blogueira por consequência de uma complexa rede de interesses e afinidades, Monalisa Caetano, 29, é conhecida por falar de estilo, maquiagem, customização, beleza e outros assuntos que não saem de moda nunca. Blogueira apaixonada pelo que faz, ela discorre com naturalidade sobre as dificuldades e alegrias em exercer a profissão na capital paraense, além das aventuras de lidar com o universo intangível da produção de conteúdo no âmbito digital, principalmente no universo fashion.

Com 19 mil seguidores na internet, ela contou para o site da Revista Leal Moreira como é ser seguida por tanta gente – que requisita os conhecimentos dela o tempo todo, mas ela adora -, como funciona a correria de vídeos, fotos e eventos do seu dia a dia, de onde vem suas inspirações para o blog e muito mais. Confira a conversa abaixo:
 

Revista Leal Moreira - Como é a vida de uma blogueira em Belém? É difícil?

Monalisa Caetano - Ser blogueira já é um trabalho, afinal nós vivemos em função disso: ficamos horas pesquisando, postando, fotografando, produzindo conteúdo, editando... E, claro, amando fazer tudo isso. Porém, para muitos, ainda não é visto como um trabalho – além de ser uma área de atuação que aqui em Belém ainda não está muito bem definida, e muitas pessoas não agem com uma esperada ética profissional. Sem contar que é também um pouco desafiador mostrar a importância dos blogs, redes sociais e todo esse universo aqui. Com o surgimento de vários blogs na cidade, o mercado vai se acostumando com esse (nem tão) novo veículo e a tendência é que tudo se torne mais profissional, assim espero. Estamos caminhando pra essa direção. Eu que trabalho apenas com o blog, tenho essa tarefa de conduzir o meu trabalho, que está ao meu alcance, de forma cada vez mais profissional. E procuro explicar para alguns lojistas - regionais, pois em relação aos nacionais já não tenho esse desafio - como funciona esse mercado.

 

Revista Leal Moreira - Você faz alguma outra coisa, além do blog?

Monalisa Caetano - Atualmente tive que escolher dedicar praticamente todo o meu tempo ao blog. Como foram surgindo vários convites, parcerias etc., achei mais adequado dessa forma. Digo “praticamente todo o meu tempo” porque, além do blog especificamente, tenho um canal de moda e maquiagem no terra.com.br e faço o blog do Shopping Boulevard Belém – além de outras atualizações para páginas de parceiros nacionais ligados ao blog.

Revista Leal Moreira - Como começou?

Monalisa Caetano - O blog surgiu por meio de pedidos de amigas e pessoas, para que houvesse um canal onde eu pudesse compartilhar dicas de looks, customizações de peças, maquiagens, entre outras. Então criei o blog, mas sem dar tanta atenção. Só que em pouco tempo começaram a aumentar as visualizações, os seguidores me cobravam cada vez mais dicas e vídeos (risos). Depois, marcas começaram a falar sobre parcerias e foram surgindo convites regionais e nacionais... Então percebi que, mais do que nunca, precisava dar mais atenção ao blog. Por isso, hoje me decido só a ele.


Revista Leal Moreira - E a aceitação das pessoas ao conteúdo que você produz?

Monalisa Caetano - Claro que não consigo agradar a todos (risos), mas tento ao máximo! Procuro entender o que as leitoras querem – inclusive é por isso que vou adicionando novas tags no blog. Mas, graças a Deus, tem mais pessoas gostando ou comentando de forma positiva, ou mesmo como uma crítica construtiva, do que o contrário.


Revista Leal Moreira - O que pode virar destaque no seu blog?

Monalisa Caetano - É muito relativo. Às vezes nem imagino que um post irá ter tantas curtidas, e me surpreendo. Mas varia entre um look ousado que uso, uma customização, um passo a passo de maquiagem… Enfim, varia muito.


 
Revista Leal Moreira -
É muito trabalho para uma pessoa só, ou é tranquilo?

Monalisa Caetano - Tem ficado cada vez menos tranquilo (risos). O trabalho tem aumentado muito. Mas agora tenho uma fotógrafa para os looks, que é a fotógrafa e jornalista Laís Teixeira. Isso já diminui um pouco o caminhão de trabalho. Mas ainda gravo os vídeos, edito sozinha, fotografo os eventos e todo o restante do material do blog, porque acho muito importante que tenha o meu olhar. Faço as pesquisas sem fim, textos... Enfim, gero todo o conteúdo do blog e das redes ligadas a ele.


Revista Leal Moreira - O que as pessoas ou marcas têm que fazer para ganhar umas palavras no seu blog? Têm que conquistar?

Monalisa Caetano - Na verdade, eu tenho que me identificar com o produto. Se eu gosto de um estilo, de uma estampa, lugar ou até mesmo uma técnica de prender os cabelos, vou compartilhar com as leitoras, independente de qualquer coisa. O blog é isso. E, claro, estou sempre aberta a conhecer novidades do mercado. Gosto muito também de mostrar para as leitoras novas maneiras de compor peças de roupa, seja na loja ou no próprio closet.


Revista Leal Moreira - Em se tratando de moda, maquiagem e esse universo da beleza, Belém é uma boa fonte de novos assuntos?

Monalisa Caetano - Tem sido cada dia mais! Os profissionais têm buscado uma especialização em cada área e o mercado vem crescendo e oferecendo qualidade. Adoro essa movimentação!


Revista Leal Moreira - Como você planeja o conteúdo do blog? Acorda e já está com alguma coisa na cabeça, ou vem durante o dia?

Monalisa Caetano - Varia muito. Às vezes tenho posts planejados com datas específicas – por exemplo, maquiagem de dia dos namorados -, então tenho que gravar os vídeos com antecedência. Looks que uso, eventos que participo, lançamentos de coleção etc., esses precisam ir pro blog logo – porque no dia do evento posto uma ou duas fotos no Instagram ou na fanpage do blog apenas, e os detalhes todos vão pro post. Mas, claro, quando me perguntam muito sobre um assunto, procuro fazer um post o quanto antes (risos). Ou seja, é muito relativo. Considero principalmente os pedidos dos leitores. Se posto uma foto no Instagram de uma receita que fiz, por exemplo, e me pedem o passo a passo, logo me organizo pra postar detalhes, e assim vai.


Revista Leal Moreira - Qual seu assunto preferido?

Monalisa Caetano - Ah, eu gosto de vários, mas amo customização.




Revista Leal Moreira - Você lê muito sobre os assuntos que trata?

Monalisa Caetano - Leio sempre que tenho tempo. Quando não é pelo celular, é no computador. Ou então pego uma das revistas na mesa enquanto espero uma cola secar durante uma customização (risos).


Revista Leal Moreira - Seja lançando tendências ou simplesmente influenciando na decisão, conta para a gente: como você ajuda outras pessoas a cuidar do visual?

Monalisa Caetano - Procuro usar looks que transmitam meu estado de espirito e que funcionem com meu corpo – mas, claro, adequados para cada ocasião. E acima de tudo, respeito meu estilo, que não é definido, varia de acordo com meu astral.


Revista Leal Moreira - Para ter um blog como o seu, o que é preciso?

Monalisa Caetano - Essa é uma das perguntas que mais me fazem, e eu sempre digo que é legal fazer um blog sobre um assunto que ame, pois vai fazer com prazer. Acho que é o principal. O restante são detalhes que variam de acordo com cada estilo.

 
Revista Leal Moreira - Quais são suas maiores inspirações ou ídolos no mundo fashion?

Monalisa Caetano - Ronaldo Fraga, John Galliano, Alexander McQueen. Outras inspirações: Tim Walker, Anna Dello Russo, minha mãe.


Revista Leal Moreira - E no das blogueiras (os)?

Monalisa Caetano - Betty Autier, Camila Coutinho, Camila Coelho – em especial pela simplicidade.
 

Revista Leal Moreira - E a Monalisa como é?

Monalisa Caetano - Nasci bailarina, amo dança do ventre, fotografo tudo desde criança, sou designer de moda por paixão e formação. Sou autodidata na maquiagem. Sou de Minas Gerais, moro em Belém o tempo suficiente pra falar égua com sotaque (risos). Sou simples e ao mesmo tempo extremamente ousada em certas escolhas. Em algumas situações, acho mais adequado observar e analisar. Detesto injustiça e pessoas arrogantes. Humildade e sinceridade são as características que mais admiro. Amo pessoas educadas e que respeitam inclusive a natureza. E eu amo praia!
 

Revista Leal Moreira - Você anda o tempo todo produzida ou é mais para o blog mesmo?

Monalisa Caetano - Depende da ocasião. Às vezes estou de short jeans destroyed, camiseta e óculos escuros com quase zero make, pra ir dar uma volta sem compromisso com o namorado no final de semana – inclusive postei uma foto no Instagram recentemente, e ainda mostrando a zero make (risos). Outras vezes, coloco uma saia lápis, camiseta, blazer e maxi bolsa, com um delineador enorme e mais saltão, pra uma reunião em pleno meio dia. Uso também paetê com uma peça de onça durante o dia, só pra ir “ali”. Ou seja, varia muito.
 

Revista Leal Moreira - E os seus seguidores, como é a relação com eles?

Monalisa Caetano - Eu procuro entender o que eles querem, leio cada comentário do blog e respondo todos. Todas as vezes que conheço alguém na rua, converso. É super divertido. Procuro atender a todos, e é inclusive por isso que vou adicionando nossos assuntos no blog, porque vão me pedindo.


Revista Leal Moreira – Belém te transmite o quê?

Monalisa Caetano - O que mais me encanta é o calor das pessoas, de um modo geral. Algumas pessoas são tão queridas e especiais que querem nos fazer sentir dessa forma também. Além disso, é ótimo estar tão próxima da natureza!


Revista Leal Moreira - Deixou a dança de lado? Ou pretende voltar?

Monalisa Caetano – Ah, a dança é minha paixão. Fico leve só de falar nesse assunto (risos). Dei só um tempo, mas tô voltando! Rá!


Comentário