´╗┐´╗┐

REVISTA

Os jardins fazem a cidade

 

Para festejar em grande estilo os 398 anos de Belém, a Aliança Francesa presenteia a Cidade das Mangueiras com a exposição internacional “Os Jardins Fazem a Cidade” ("Les Jardins Font la Ville") do renomado fotógrafo francês Michel Corbou. A mostra foi inspirada no livro “Des Jardins Dans la Ville” (“Os Jardins na Cidade”; arte/La Martinière, 2011), de autoria do fotógrafo.

A exposição é uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma chamada à reflexão sobre o papel dos jardins públicos nas grandes cidades. Foram reunidas 69 imagens do fotógrafo francês em várias partes do mundo. Entre os locais fotografados, França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Grécia e Suíça; e, no Brasil, as cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

A mostra contempla cenários conhecidos e outros pouco explorados, que vão desde cartões postais - como o Jardim de Luxemburgo, em Paris - a espaços privados, como o Varengeville, no litoral da Normandia; ou paisagens antigas, como o Kolymbetra, no vale dos templos no sul da Sicília, que data o ano de 500 antes de Cristo.

A entrada é gratuita e a visitação acontece de 10 a 26 de janeiro na Estação das Docas. Vale a pena dar uma passada por lá e conferir!


Michel Corbou

As atividades de fotógrafo e documentarista levaram Corbou a se interessar por jardins públicos, sempre com um olhar político sobre eles. Algumas referências desta visão são suas exposições em Paris (2011, 2012, 2013), o documentário “Les Jardins Font la Ville” (“Os Jardins Fazem a Cidade”), e a obra “Des Jardins Dans la Ville” (“Os Jardins na Cidade”). Atualmente, o artista trabalha na formatação da história da primeira globalização, chamada “Le Voyage des Plantes” (“A viagem das plantas”).


 
Serviço:

Exposição "Os Jardins Fazem a Cidade" (Les jardins font la ville)

Local: Boulevard das Feiras - Estação das Docas

Em cartaz: 10 a 26 de janeiro

Entrada gratuita


Comentário