REVISTA

Muito além de uma simples ligação

Eles são cheios de teclas ou tem uma tela tão grande que é só passar o dedo e ter acesso a mapas gps, redes sociais, documentos, email, câmera fotográfica e filmadora. Inteligência e presteza são palavras que traduzem a essência do smartphone, um aparelho recheado de aplicativos, funções multiuso e diversas possibilidades.

Da forma veloz que as informações circulam e o mundo contemporâneo se transforma, a necessidade de estar ‘conectado’ sempre é gritante. Por isso, os valores desses celulares sabidos estão cada vez mais acessíveis, faltando disposição de algumas pessoas em aprender a utilizar seus recursos. Eis aqui um guia rápido e explicativo sobre o mundo dos aparelhos que são praticamente computadores móveis e que sim, podem mudar sua vida.

A primeira coisa que é importante compreender é que o que faz os smartphones serem tão incríveis são os apps, pequenos programas que já vem nos aparelhos adquiridos na operadora ou são baixados em lojas virtuais. O que deixa o seu telefone inteligente, porém, são os aplicativos. A diferença entre o aparelho apenas fazer ligações e ser uma máquina multiuso são esses pequenos programas, normalmente baixados em lojas virtuais, conhecidos como apps.

Para a jornalista Carolina Menezes, o smartphone serve para muitas coisas, inclusive para realizar ligações telefônicas. “Aqui em Belém a internet móvel é uma joça, mas a diferença é sensível quando você a utiliza em um smartphone. De qualquer lugar você tem muitas formas de contactar alguém, de expressar alguma coisa, de mostrar o que tá acontecendo em algum lugar”, explica, bem humorada a dona de um Iphone 4Gs.

Segundo ela, quanto mais avançada a tecnologia do aparelho, melhor aproveitamento se tem dos aplicativos e da própria internet móvel. Antenada com os avanços dos telefones, a jornalista já pensa em mudar o seu, produzido pela inovadora Apple, pelo galaxy note da Samsung que é um smartphone com cara (e funções) de tablet. Além da capacidade de conexão com redes de dados para acesso a internet – que está cada vez melhor e que, de acordo com especialistas, logo irá superar o modem 3G – os smartphones sincronizam todos os seus dados com computadores de mesa e notebooks.

A sua agenda pessoal, email, documentos e outros tipos de arquivos, estarão ao alcance da mão. Embora o iPhone tenha inovado a categoria com a tela sensível ao toque, os smartphones tradicionais possuem um teclado padrão chamado Qwerty para facilitar a digitação de emails, documentos e a resposta às mensagens instantâneas. Afinal, não é todo mundo que tem ‘dedos leves’ para deslizar pelas telas touchscreen.

Outro grande atrativo desse tipo de aparelho eletrônico é a memória super ampliada que possui, com possibilidade de aumento para dar conta de aplicações e funções novas. Quem gosta muito de ouvir música, baixar videoclipes, trailers de filmes e até filmes inteiros, pode acrescentar cartões de memória de até 32 GB nos smartphones com memória mais expansiva.

Uma das grandes febres da era dos ‘telefones inteligentes’ são os programas de publicação de fotos, como o Instangram. Nele, diversos filtros estão a disposição para incrementar as fotos. E para que o material produzido seja de qualidade, boa parte dessas máquinas incrementa a câmera fotográfica com tipos de flash, resolução e padrão de captura de vídeos.

 

Principais vantagens dos smartphones:

- Possibilidade de receber seus e-mail de contas POP-3 e IMAP;

- Sincronização com agenda pessoal;

- Mobilidade para trabalhar;

- Estar sempre conectado e atualizando seus perfis nas redes sociais;

- Edição de documentos do Office direto no Smartphone;

- Expansão de memória através de cards de memória flash;

- Alguns modelos têm tela sensível ao toque.

(fonte: caderno Tech Folha de São Paulo)


Comentário