REVISTA

Japão: O Reino dos Personagens

Depois de percorrer São Paulo, Curitiba, Recife e Manaus, a exposição JAPAN: Kingdom of Characters (Japão: O Reino dos Personagens) chega a Belém, e fica aberta de 1º a 15 de novembro de 2013. Um mundo mágico dos personagens, principalmente de anime (animação) e mangá (gibi japonês) será instalado em Belém durante 15 dias. A exposição itinerante é aberta ao público no Armazém do Tempo, no Mangal das Garças, e revela as circunstâncias culturais e históricas japonesas por trás da afeição do povo nipônico pelos personagens, além de tecer caminhos para o futuro dos personagens no Japão contemporâneo.

A exposição, que chegou ao Brasil em junho, na capital paulista, já passou por vários países - como Itália, Taiwan, Hungria, França, Austrália, Espanha, Inglaterra, Malásia e Turquia. Dividida em quatro partes, apresenta ambientes nos quais o visitante terá a oportunidade de conhecer e recordar alguns personagens que emergiram ao longo de cada década, e que são ícones destacados até os dias de hoje em todo o mundo.

O que seriam os personagens? Por que um certo personagem é criado e qual motivo o torna popular? Que tipo de sociedade eles representaram? Nesta exposição, personagens “populares” que qualquer japonês é capaz de reconhecer - como o Ultraman, o Astro Boy, a Hello Kitty, o Pokémon (Pikachu) e mascotes (yurukyara) - serão apresentados em forma de painéis, vídeos e bonecos. Desta forma, constata-se a influência que esses personagens exerceram na sociedade japonesa - e ao mesmo tempo, apresenta-se seu mundo de modo abrangente.


Juntamente com itens comuns como bichinhos de pelúcia e artigos de papelaria, esses produtos englobam uma enorme e variada gama de itens - desde acessórios de moda e artigos de uso diário a anúncios e serviços. "Ao longo de cada período, a extensão e a variedade desses itens aumentaram de modo a abranger todas as facetas da vida dos japoneses. Outro aspecto importante é a mudança dos perfis de consumo: de crianças para adultos, de uso familiar para pessoal, de entretenimento para suprimento de necessidades psicológicas”, afirma Hiroyuki Aihara, presidente da Character Research Institute Co. Ltd, no folder do evento.
 


Serviço:


Exposição JAPAN: Kingdom of Characters (Japão: Reino dos Personagens)
Local: Mangal das Garças, Armazém do Tempo
Endereço: Passagem Carneiro da Rocha, s/n (ao lado Arsenal de Marinha), Cidade Velha, Belém (PA)
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9h às 18h
Mangal das Garças
Tel: (91) 3242-5052 | e-mail: mangaldasgarcas@mangalpa.com.br
Informações: Consulado Geral do Japão em Belém
Tel: (91) 3249-3344 | e-mail: conjabel@bm.mofa.go.jp
Agendamento de Visita Monitorada: 91-3232-5052 (Nira)
ENTRADA GRATUITA


Comentário