´╗┐´╗┐

REVISTA

Guia de viagem inteligente

Para muitos, o mês de janeiro tem gostinho especial. É hora de preparar as malas e pensar em um destino para as férias ou para o final de semana prolongado – descansar a cabeça e curtir uma nova paisagem. Independente de ser expert no assunto ou não, há algumas opções de aplicativos para smartphone que auxiliam os turistas na busca por restaurantes, informações sobre hotéis, previsão do tempo ou até mesmo sobre o custo do transporte coletivo. Veja a seguir algumas opções e boa viagem!

Foursquare
O Foursquare pode parecer um programa chato, pois ele, através da localização da pessoa, permite que o usuário diga onde ele está. Porém, quem achar que é besteira ficar compartilhando esse tipo de informação, pode usar o Foursquare como uma espécie de guia. Antes de ir a certo estabelecimento, é possível ver as dicas de pratos, preços ou até macetes sobre o atendimento que os outros usuários da rede deixam. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone.

Trip Advisor
O aplicativo do Trip Advisor é uma versão do site de mesmo nome. Ele disponibiliza resenhas e preços de hotéis, restaurantes e coisas para fazer em certo lugar. Baseado na geolocalização do smartphone, ele também sugere estabelecimentos ao redor do usuário. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS, Android, Nokia e Windows Phone.

AccuWeather
Aplicativos que mostram a previsão do tempo, como o Accuweather, são essenciais tanto para a viagem em si como o momento pré-viagem para planejar o vestuário. O AccuWeather permite configurar várias cidades para mostrar a previsão do tempo simultaneamente e ainda disponibiliza previsão hora a hora. Outro detalhe do programa é que ele permite escolher entre graus Celsius ou Fahrenheit para a temperatura do dia. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone.

Google Maps
Por mais desconhecido que seja o lugar que você vai viajar, o Google Maps sempre pode dar uma luz para os usuários que estiverem perdidos. Além disso, caso o destino tenha parceria com o Google, é possível que você consiga ver itinerários e preços de transporte público. Essa opção já é suportada em São Paulo, Madri (Espanha), San Francisco (EUA), Turim (Itália), entre outras. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS, Android, BlackBerry, Nokia e Windows Phone.

Transporte coletivo
Se o Google Maps não tem as informações que você precisa quanto a transporte público, o jeito é tentar fazer uma busca na loja de aplicativos por programas que tenham esse tipo de informação. Um exemplo é o Berlin Subway para iPhone (esquerda), que tem um mapa do transporte público da cidade de Berlim (Alemanha). Para consultar só o mapa, não é necessário ter conexão à rede de dados. Um aplicativo parecido para Android é o "Berlin Metro Berlin City map" (direita), que além de trazer o mapa de transporte coletivo, tem um mapa da cidade. Ambos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para iOS e Android, respectivamente

Food Spotting
O aplicativo é uma espécie de rede social de gastronomia. Os usuários postam imagens e pequenos comentários de comidas em restaurantes. A utilização do programa ainda pode dar descontos ao cliente em restaurantes que fazem parte da Scoutmob (disponível em algumas cidades dos Estados Unidos) -- antes de ir a um destino, é recomendável dar uma olhada se na região há algum estabelecimento que ofereça desconto. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Currency
Disponível tanto para Android como iOS, o aplicativo Currency disponibiliza a consulta ao câmbio de várias moedas ao mesmo tempo. O aplicativo necessita de conexão à internet para fornecer resultados atualizados de câmbio. O aplicativo é gratuito.

Skype
A versão móvel do Skype vale a pena para quem viaja para o exterior e quer se comunicar com os parentes. Ele é vantajoso pelo fato de fazer "ligações gratuitas", caso a pessoa esteja online ou pelo baixo preço de tarifas para telefones fixos -- as tarifas Skype são menores quando comparadas a de operadoras de telefonia. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS, Android e Nokia (Symbian)

Voos Mobile
Com funcionamento simples, o Voos Mobile tem várias opções para pesquisa de horário e status de voos. É ideal para quem quer ficar atualizado, por exemplo, no caso de atraso de partida de um voo. O aplicativo, na opção Guia do Passageiro, traz dicas valiosas para quem não está acostumado a viajar de avião. O programa informa, por exemplo, como proceder em caso de overbooking ou extravio de bagagem. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android

(fonte www.tecnologia.uol.com.br)


Comentário