REVISTA

Exposição mostra detalhes da cidade em fotografias tridimensionais

 
O Centro Cultural do Carmo está recebendo a exposição Porta! Retrato do fotógrafo paraense Celso Abreu. Nela, o artista utiliza técnicas variadas para construir um efeito 3D nas imagens. A visitação é gratuita e funciona de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 15h às 18h e sábado, das 9h às 12h.
 
O olhar do fotógrafo percorreu alguns bairros tradicionalíssimos de Belém, como a Cidade Velha e o Comércio. A temática é o cotidiano dos belenenses e os detalhes da cidade. Diversas particularidades que geralmente passam despercebidas no dia a dia são evidenciadas por Celso.
 
Com mais de dez anos de experiência, o artista conseguiu realizar manualmente alguns pequenos restauros nas imagens. Cortes, colagens e confecção de paspatur (uma espécie de plano de fundo para a fotografia) foram necessários para atingir o efeito tridimensional realista dos retratos. No entanto, as características originais da imagem, o seu conteúdo, foram resguardados. Celso evita distorcer o real em suas obras.
 
 
As edificações antigas são os protagonistas da mostra. Celso Abreu busca ressaltar os resquícios de uma Belém de outrora para recordar a história local e induzir reflexões a respeito da urbe.
 
O Centro Cultural do Carmo (CCC) fica localizado em frente à praça do Carmo, no número 40/48. Para mais informações: (91) 3085-6177

Comentário