´╗┐´╗┐

REVISTA

Dia do Arquiteto

No próximo dia 15, todas as homenagens se voltam aos que abraçaram um ofício que remonta aos períodos mais antigos da história - desde que o homem começou a proteger-se das intempéries e a construir abrigo para si - a Arquitetura.

O arquiteto é quem projeta e organiza os espaços relativos ao urbanismo, à moradia, ao paisagismo, em acordância com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Para homenagear um dos maiores mestres desta arte, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil instituiu o "Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista" em 15 de dezembro, data de nascimento do Arquiteto Oscar Niemeyer.

A Revista Leal Moreira bateu um papo com alguns nomes paraenses da arquitetura contemporânea. Confira:
 
A arquiteta Karen Casseb sente que a maior felicidade em sua profissão é poder participar da realização do sonho das pessoas. “Quando consigo atender a todas as necessidades estipuladas e, ainda, fazer meu trabalho com satisfação é maravilhoso”.

Karen acredita que ser arquiteto vai muito além de projetar e executar projetos; é carregar consigo a responsabilidade de dar, cada vez mais, qualidade de vida para todos. “Seja uma simples casa de vila ou um moderno centro urbano - beleza, funcionalidade e conceitos de preservação e reciclagem elevam não apenas uma pessoa, mas todo um sistema social que vai bem além disso!”, explicou.

Perlla e Júnior são uma dupla de sucesso na área da arquitetura e confessam que o motivo de seguir por esse caminho foi um anseio irrefreável que já dava sinais desde a mais tenra idade. “Sempre tivemos vontade de fazer arquitetura, foi um desejo que nasceu muitos anos atrás. Mas nossa porta de entrada para este universo foi mesmo por meio da Universidade”.

Os arquitetos ressaltaram que Arquitetura é uma profissão para quem tem força de vontade e coragem, para enfrentar os mais diversos desafios que - certamente - vão aparecer pelo caminho. “É preciso correr atrás dos objetivos. Com talento e determinação tudo é possível!”.

Paola Mendonça é arquiteta há seis anos, mas antes mesmo de ter a graduação, começou a vivenciar a arquitetura de perto por meio de estágios que despertaram sua – verdadeira - paixão por sua profissão, uma afeição que vêm crescendo cada vez mais. “Comecei a estagiar cedo, são 10 anos convivendo diretamente nessa área. A paixão já não é a mesma - ela só aumenta mais e mais. Trabalho em uma empresa onde eu tenho a oportunidade de atuar em várias áreas da Arquitetura, o que me faz ter uma visão e experiência geral da nossa profissão. A cada ano que passa surgem novos desafios, novas metas e me sinto cada vez mais realizada”.

Paola, como a maioria dos arquitetos, fica comovida e gratificada por poder fazer parte de um dos maiores sonhos que o cidadão moderno tem: o seu lar. “Para a maioria das pessoas, conquistar um imóvel próprio é a realização de um sonho e muitos recorrem a nós arquitetos para deixá-los à sua “cara”. É gratificante saber que você contribuiu para realizar esse sonho e ver a satisfação de seu cliente”.

A Leal Moreira e a Revista Leal Moreira parabenizam todos os arquitetos neste dia especial e desejam que a cada novo profissional que entre neste ramo tão rico e frutífero, o mundo ganhe mais um aliado na construção de um futuro melhor.
     
Parabéns a todos os arquitetos!


Comentário