´╗┐´╗┐

REVISTA

CERVEJA DE PANELA

 
 
Tudo pronto Tico, vamos começar! Cadê o gás? Wilsinho Chegou. Liga o fogo. Liga pro Ney. Malte na mão, joga na panela. Esse solo do Jimmy Page é bom demais !! O Almir chegou. Saiu a carne, quem vai? Manda o lúpulo pra dentro. Que cheiro bom. Tem alguma coisa errada. Tá tudo certo. Aumenta o som. Desliga o fogo. Israel e Tonini vieram, trouxeram mais brejas. Carrega essa panela direito, pega o Chiller. Passa aqui as leveduras. Que coisa linda. Valeu pessoal, até a próxima.
 
Fazer Cerveja de Panela é um barato !!
 
Achou estranha a expressão “Cerveja de Panela” ? Então vamos começar com uma informação importante: a cerveja, em sua longa história, tem muito mais tempo na panela do que fora dela.
 
Surgida há milhares de anos atrás, a cerveja sempre foi uma atividade doméstica. O método, descoberto, meio que por um acaso, era simples: afogava-se o cereal na água, dentro de uma ânfora, até formar álcool. Nada mais complexo que isso.
 
De forma caseira, a cerveja foi se desenvolvendo e influenciado diversas culturas e a própria história da humanidade. Aos poucos, foi se moldando dentro das residências das pessoas, com novas receitas, técnicas e formas de se produzir. Passou por diversas modificações até que, finalmente, se rendeu à inevitável modernização provocada pela revolução industrial. As cervejas passam a ser fabricadas em escala e encontradas facilmente nos mercados locais. Não era mais necessário fazer em casa.
 
Mesmo assim, a tradição sobreviveu. Cervejeiros Caseiros, como são conhecidos, se multiplicam a cada dia no Brasil e no mundo. Não produzem por necessidade, mas por prazer. Trocam receitas, experiências e fazem questão de passar o ofício para frente através de cursos, palestras e até mesmo de vídeos publicados na internet. Encontram tudo o que precisam em lojas especializadas cada vez mais acessíveis. Unidos pelo tema “a melhor cerveja é aquela que eu mesmo faço”, fazem da produção um ato de amizade, companheirismo e amor.
 
“Cerveja de Panela” é mais do que um simples hobby. É tradição. É Paixão. É a própria revolução !!           

Comentário