´╗┐´╗┐

REVISTA

Cape Town

 
“Um dos melhores e mais amados lugares para se visitar e morar” – assim é conhecida a Cidade do Cabo na África do Sul, também chamada de Cape Town. Segunda maior cidade de seu continente, localizada na costa da Baía da Mesa (Table Bay), Cape Town é um verdadeiro convite à história do mundo. Ainda é possível vislumbrar no passeio mais corriqueiro sua influência colonial holandesa e inglesa, herança das grandes navegações e conferir de perto registros do Apartheid, já que além de ter sido cenário vivo da segregação racial, também abrigou o exílio do maior símbolo de combate ao regime, Nelson Mandela.
 
Se no início a Cidade do Cabo chamou atenção por sua localização estratégica na rota de comércio para o Oriente, hoje são suas atrações turísticas de tirar o fôlego, belezas naturais deslumbrantes, uma riqueza multicultural ao alcance dos olhos e, ainda, uma herança histórica e diversa – já que faz parte de um país que tem 11 línguas oficiais – é que dão forma a um lugar bem especial de apreciar em detalhes que vão muito além do exotismo africano. Suas cores a perder de vista, museus e habitantes são peças-chave para uma experiência extra-sensorial de fato.
 
E não é difícil se dar conta disso logo à primeira vista: somados à sua geografia deslumbrante, existem programas para todos os gostos e interesses. Diversidade é palavra que melhor define o leque de escolhas possíveis e disponíveis para quem quer conhecer um pouco mais da África do Sul, além dos safáris. 
 
Seu clima é mediterrâneo e quente, com umidade moderada no inverno. Mesmo sendo um ambiente litorâneo, não é bem como conhecemos por aqui. Pois sua proximidade com a Antártida influencia os ventos e correntes de ar que costumam ser bem mais frios do que o que estamos acostumados a sentir na praia, a temperatura oscila entre 15 e 29 graus no verão e 4 e 12 graus no inverno. Então vale a pena considerar a estação do ano antes de agendar as passagens. A melhor época para visitar é de setembro a maio, época entre as estações de outono e primavera.
 
 
O metrô é uma das formas mais comuns de conhecer a cidade, embora isso demande um pouco mais de tempo e paciência. Nele você tem a oportunidade de conhecer algumas das mais de 80 estações que contemplam a área metropolitana da cidade. Contudo, essa opção pode dificultar um pouco a liberdade de circulação e pecar na segurança, principalmente se for marinheiro de primeira viagem. O ideal, e mais indicado, é alugar um carro, pois além de economizar em dinheiro, o tempo ganho é valiosíssimo para gastar com outras coisas. Mas não esqueça que é preciso ter um certificado de habilitação em inglês para ser seu próprio guia nessa empreitada. E que você deve providenciar antes de viajar. Se nenhuma dessas opções atrai seu interesse, é possível contratar um serviço de transporte guia. Aí não tem erro.
 
Famosa também por sua Montanha da Mesa (Table Mountain – cartão-postal da cidade), suas belas praias espalhadas ao longo da costa e uma vida urbana pulsante, quem passa por lá precisa de um bocado de organização no itinerário para conseguir conciliar tudo que é possível vivenciar na região. E para não deixar nenhuma chance de aproveitar cada momento, você pode mapear seu passeio com os temas que mais se identifica. Sim, esta cidade reserva uma gama vasta de encantos, uma ou duas paragens com certeza, têm tudo a ver com a sua expectativa. 
 
Patrimônio verde
Para quem adora flores e campos verdejantes vai encontrar no Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch, 528 hectares da flora natural do sul da África. São mais de 7 mil espécies nativas da região localizadas nas encostas da Table Mountain, que desde 1913 é conservada com afinco e muito cuidado – pertencente à lista de patrimônios naturais da Unesco –, que pode ser o destino ideal para um picnic mais que especial. Sem falar nas oito áreas protegidas desde a Península do Cabo até o litoral de Eastern Cape (Cabo Oriental, local que abriga uma biodiversidade surpreendente que se renova a cada ano). Para quem tem urgência em se conectar com a natureza, pode incluir neste panorama aproximadamente 11 mil espécies marinhas, 125 espécies de pássaros e também numerosos mamíferos, répteis, sapos e invertebrados. 
Onde fica? Ao lado das encostas orientais da Table Mountain. 
 
Maravilha do mundo
Eleita uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, a Table Mountain é de uma grandiosidade e peculiaridade única. Seu complexo montanhoso é cartão-postal, famoso ponto turístico e marco histórico da África do Sul, com um pico que atinge 1.086 metros de altura. Cercada pela Table Bay (Baía da Mesa), é possível contemplar as águas das quase cem praias ao redor. Uma vista sem precedentes do pôr do sol africano. 
 
Para o topo da Montanha da Mesa é possível ir de Cableway, um bonde-teleférico parecido com o que temos no Cristo Redentor. Mas para os mais aventureiros e desbravadores existem 500 trilhas guiadas. Quem gosta de passeios mais excitantes pode ir neste caminho e ter uma experiência bem mais rica em detalhes naturais. Mas para isso é preciso estar atualizado sobre a previsão do tempo, pois é normal que por sua elevação a montanha esteja entre nuvens, o que dificulta não só a visão do lugar, mas o total aproveitamento de sua vista privilegiada.
 
O conhecido “Cabo da Boa Esperança”, batizado anteriormente de “Cabo das Tormentas”, em 1488 por Bartolomeu Dias, está localizado na península do Cabo, a apenas 50km da cidade. Ele também faz parte do complexo da Table Mountain, bem no encontro entre os Oceanos Atlântico e Índico, reunindo assim mais um motivo para conhecer esse portento geográfico.
Onde fica? Tafelberg Road, 8001 Tel: 27 (0)21 424 8181 // 27 (0)21 424 0015
www.tablemountain.net
 
Praias 
Areia branca e águas cristalinas são uma realidade onírica das praias que banham a região do Cabo.  A praia de Camps Bay, uma das mais agitadas e bonitas da península, seja para tomar banho de sol ou aproveitar um happy hour depois do expediente, é o destino perfeito para os que procuram badalação e gente descolada em bares e restaurantes bem interessantes.
 
Onde fica? Camps Bay Drive, próximo à via de acesso a Table Mountain.
 
Já na Clifton a atmosfera é de calmaria. As águas são mais pacíficas, seus transeuntes e turistas seguem uma linha mais tranquila. A apenas alguns minutos do centro da Cidade do Cabo, ela é a união de quatro praias separadas por imponentes rochas de granito. Classificada pela Forbes.com no “Top 10 praias de topless no Mundo” essa maravilha está situada nos subúrbios de Camps Bay e Bantry Bay.
 
 
Em Boulders Beach a coisa muda totalmente de figura. Por lá são os pinguins que dominam o espaço. A colônia preservada fica no trajeto em direção do Parque Nacional da Montanha da Mesa e é possível pagar uma taxa para assistir ao show natural desses graciosos e curiosos habitantes pertencentes a uma temperatura mais gélida. 
Mais informações: www.bouldersbeach.co.za
 
E para os mais ousados tem ainda a Sandy bay, uma isolada e agradável praia onde é praticado o nudismo. Localizada ao sul do centro de Cidade do Cabo, é preciso caminhar cerca de 20 minutos a pé nas pedras para chegar às areias da praia. Se for de carro é preciso chegar bem cedo, pois o estacionamento em Llandudno Car Park é limitado.
 
Herança cultural
Robben Island, a ilha patrimônio da humanidade, bem com o District Six Museum compõem um verdadeiro memorial sobre o apartheid. Além de resguardar registros e memórias de muitos que viveram o regime de segregação racial, incluindo neste grupo Nelson Mandela – preso político da ilha durante o regime, ainda oferece a oportunidade única de visitar o local sob a orientação de ex-prisioneiros nativos. Alguns desses guias nativos até conheceram Mandela e podem narrar algumas histórias bem melhor que os livros de história. Modesto e charmoso em sua pequena dimensão espacial, tem o nome do bairro homônimo e sua trajetória retratada da forma mais fiel e vívida possível, sob a perspectiva de seus antigos habitantes. 
Mais informações de reserva: 27 (0)21 409 5100. Site: www.robben-island.org.za
 
O Castle of Good Hope (Castelo da Boa Esperança), mesmo nome dado ao Cabo das Tormentas, representa uma fenda no tempo capaz de transportar-nos até a era das grandes navegações. Construído pelos holandeses, já foi sede administrativa e militar de Cape Town – ainda abriga a Western Cape, força de defesa militar. Mas é um lugar especialmente importante para quem gosta de viajar ao passado. Neste museu é possível conhecer de perto peças de mobília, pinturas, até objetos que revelam o estilo de vida dos colonizadores da época da fundação da cidade. Localizado em um forte, é uma das construções mais antigas do continente. Diariamente ele ainda reserva um espetáculo à parte para os apaixonados por história, além de ser excelente ponto de observação do centro da cidade, a cerimônia da troca de chaves é proclamada com um tiro de canhão com toda a pompa das antigas.
Mais informações: Tel: 27 (0)21 787-1260 www.castleofgoodhope.co.za
 
Passeios e programas ao ar livre
Quem visita lugares gentis e luminosos como Cape Town quer sempre levar uma amostra para casa, um souvenir. A Greenmarket Square é o lugar perfeito para encontrar coisas assim. Localizada em uma das praças mais antigas do país, seu caminho em paralelepípedos reúne o que há de mais rico do artesanato local de joias, artefatos culturais e vários outros objetos comuns com toque ao estilo da cidade, tudo a preços acessíveis. Somado a este variado polo comercial artístico temos restaurantes e cafés para não ficar de mãos cheias e barriga vazia. 
 
Agora se o objetivo é comprar e se divertir ao mesmo tempo, seu lugar é no Bay Harbour Market. Ele une feira de trabalhos feitos de forma manual e atrações artísticas locais com uma trilha especial ao fundo. E não se preocupe, pois as boas iguarias locais também têm lugar garantido neste dois em um maravilhoso.
Mais informações: http://www.bayharbour.co.za
 
Se você morre de amores quando vê nos filmes aquelas sessões de cinema a céu aberto, vai se apaixonar pelo Galileo Open Air Cinema . Com quatro opções de localidades distintas é possível, também, ter essa experiência peculiar em belas propriedades vinícolas da região. A programação é estrelada por clássicos da sétima arte e além de poder curtir este programa superdescontraído com uma taça de vinho premiado na mão, basta alugar sua cadeira e cobertor para aproveitar a sessão. 
 
Mais informações: http://www.thegalileo.co.za
 
Falando em vinho, neste itinerário extravagante não pode faltar uma visita para ver de perto um dos produtos de exportação mais importantes da África do Sul. Para conhecer um pouco deste lado saboroso é preciso sair um pouco de Cape Town rumo às regiões vizinhas, fica tão perto que não dá para deixar de lado. A lista de opções é numerosa e passa pelas regiões de Breede Valley, Stellenbosch,  Drakenstein entre outras. As uvas mais produzidas são viognier, pinotage, sauvignon blanc, chenin, shiraz cabernet, chardonnay e merlot.
 
Mas calma, para tudo isso acontecer da melhor forma possível é preciso de algumas informações superúteis. Afinal, informação sobre lugares jamais visitados por você nunca é demais. Então faça uma lista de dicas para facilitar sua vida e melhorar sua circulação na cidade. 
 
Aeroporto da Cidade do Cabo
Cape Town International Airport
Tel: 27 (0)21 937-1200. Informações sobre voos: 27 (0)21 86-727-7888
www.acsa.co.za/home.asp?pid=229
 
Moeda Oficial: Rand Sul Africano. Verifique a cotação antecipadamente, assim fica mais difícil errar nas despesas.
Idioma: Inglês e africâner
 
Documentos necessários: Não é necessário ter visto de turismo. Mas a imigração sul-africana exige pelo menos 30 dias de validade e uma página em branco na seção de vistos.
 
Vacina requerida: Febre amarela
 
Fuso horário: Adiante cinco horas a partir do horário de Brasília
Discagem Direta Internacional: 27 (África do Sul) e 21 para Cidade do Cabo
 
Endereços úteis na internet para saber mais antes de chegar à cidade e informações do consulado brasileiro: 
 
Consulado do Brasil na Cidade do Cabo.
Endereço: 22 Riebeek Street, Triangle House - 21st Floor, Cidade do Cabo 8001, República da África do Sul. PO BOX 7958 Roggebaai, 8002.
 
Telefones:  (00xx27) 21 421-4040/1/2 ou 021 421-4040/1/2 para ligações locais
Fax: (00xx27) 21 421-1216 ou 021 421-1216 para ligações locais
Telefone de emergência: (00xx27) 820778496 ou 0820778496 para ligações locais.
http://capetown.itamaraty.gov.br/pt-br/

Comentário