REVISTA

Amazônia Fashion Week

O Amazônia Fashion Week (AFW), maior evento de moda da região Norte, chega à sua sétima edição. Com o tema “A moda em ação”, o evento, organizado pela Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia), acontece entre os próximos dias 06 e 09 deste mês em vários espaços da cidade, como Estação das Docas, Teatro Estação Gasômetro e Espaço São José Liberto. A programação conta com palestras, mesas de debate, comércio de produtos de moda e artesanato, shows de música e dança, além, é claro, de desfiles de grifes locais e novos criadores.


O primeiro dia de evento (06) – que será apenas para convidados - acontece no Hotel Hilton, às 19h, com apresentação da cantora Jeane Darwich. Quem abre a programação dos desfiles é a convidada especial Sandra Machado, estilista paraense radicada em São Paulo há cinco anos. A inspiração para esse desfile veio da icônica artista plástica mexicana Frida Khalo. Também desfila neste dia a grife Fabio Joias.


O dia seguinte (07) será movimentado com onze desfiles que acontecem na Estação das Docas. Apresentam coleções neste dia as grifes Mia Mia, Handara, Bavieka, Andréa Ribeiro, Bello’s, Amazônia Zen, Costamazônia, Arte Bijoux, Bicho da Mata, Rosangela Leite e Tony Palha – este último, estilista paraense com 25 anos de carreira e renome internacional.


No dia 08, será a vez das criações infantis. Nos desfiles, a Costamazônia vai apresentar roupas de dormir inspiradas nas famosas festas do pijama norte-americanas. Desfilam, ainda, Madame Florestinha, Kid Stock e Green. Os desfiles acontecem a partir das 18h, no Teatro Estação Gasômetro.
No último dia (09), a programação começa cedo, às 10h, com a abertura da Feira dos Novos Talentos no Espaço São José Liberto. A partir das 18h, os novos criadores que buscam espaço no mercado de moda tomam as passarelas para mostrar suas coleções.


Entre as criações apresentadas neste dia, estão as provenientes do projeto “Moda é ação”, desenvolvido pelos alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Estácio do Pará junto à AVAO (Associação do Voluntariado de Apoio à Oncologia), com senhoras em tratamento contra o câncer. O projeto contou com parceria da Costamazônia e coordenação das estilistas Enilda Carriço e Elys Cunha, que fazem parte da associação. A coleção é intitulada “Geração 70” - pois busca inspiração na moda desta década - e foi desenvolvida a partir de retalhes de tecidos doados ao projeto.
 
A cada edição, o AFW conta com um tema principal que norteia as ações do evento. O tema deste ano, “A moda em ação”, busca enfocar os diversos campos em que a moda atua, dos bastidores às passarelas, passando pela geração de empregos, pelos projetos de responsabilidade social visando à geração de renda e os estudos acadêmicos sobre o assunto. “Consolidar a moda como um importante setor da sociedade contemporânea, uma linguagem internacional que transpõe fronteiras étnicas e de classes, é o objetivo buscado por esse tema. Ele pretende mostrar a moda da Amazônia integrada ao cenário internacional”, explica Felicia Assmar Maia, coordenadora geral do evento.
 
Programação:


Dia 06.11- às 19 hs- salão Karajás do Belém Hilton - (convidados)
Desfiles: Fábio Joias e Sandra Machado
Atração artística : Jeanne Darwich


Programação Gratuita


Dia 07.11- às 18h30- Estação das Docas
Desfiles de 11 grifes: Mia Mia/ Handara/ Bavieka/ Andrea Ribeiro/ Rosangela Leite/ Bello’s/ Bicho da Mata/ Amazônia Zen/ Arte Bijoux/ Costamazônia e Tony Palha.
Dia 08.11- às 18h- Teatro Gasômetro
Desfiles Infantis: Costamazônia/ Green/ Kid Stock e Madame Florestinha
Dia 09.11- Espaço São José Liberto
10h às 18h – Feira dos novos criadores
18h- Desfiles de 10 grifes de novos talentos, dentre eles o projeto social MODA È AÇÂO com as senhoras da AVAO.


Comentário