Belém, 23/04/2019

Gente

CHOCOLATE PARA OS MALES DA ALMA

Por: Ângela Sicilia

Há algum tempo que desejo falar sobre chocolates e quero aproveitar a proximidade da Páscoa para contar-lhes uma história que envolve meus dois filhos (a genética não falha, talvez por ter ocorrido comigo). Ambos pequeninos, eu fazia questão de dizer que o coelho havia adentrado na casa e escondido ovos de chocolate. Pegadinhas espalhadas, ovos encontrados e a mesma pergunta: “desde quando coelhos põem ovos?” 

Risada geral. Foram longas as explicações (que saíram mais coesas no segundo filho, admito): o ovo é um símbolo de nascimento, de uma nova vida. O coelho... bem, o coelho, eu não lembro exatamente a justificativa, mas disse que tinha a ver com fertilidade. 

Gosto da Páscoa por tudo que ela nos traz. Como mezzo italiana que sou, aprecio a mesa farta, muitos comensais em casa. Gosto de tradições e dos rituais à mesa. E gosto de chocolate. 

Indiscutivelmente eu o considero o melhor remédio e suspeito que vocês aí, leitores, partilham da mesma opinião.

Se estamos doentes, alguém chega com sopa e um chocolate. Se o mal é um coração partido, chocolate... para festas escolares e familiares, chocolate. Lembro da felicidade que era comemorar meu aniversário (sou leonina, nada mais natural), porque mamãe fazia tudo do jeito que eu queria - com um plus: eu podia comer a massa de bolo que ficava na vasilha. E podia raspar o brigadeiro do fundo da panela.

Assim, cresci mantendo uma relação estável e bem gostosa com ele. Foi melhor amigo sempre - mesmo nas dietas. 

Desconheço remédio mais indicado para todos os males da alma... porque do corpo, francamente, melhor consultar um médico (e levar uma trufa de presente).

Deixo para vocês uma receita de brigadeiro de colher que eu amo. Ideal para a Páscoa, serve muito bem como coberturas, recheios... ou para comer purinho. rs.

 

Meu brigadeiro de colher com pistaches

Ingredientes:

2 latas de leite condensado

1 caixinha de creme de leite

1 bela e farta colher de manteiga

4 colheres das de sopa de chocolate em pó 

2 colheres das de sopa de cacau em pó 

 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela antes de levar ao fogo. Leve a panela em fogo baixo e mexa sem parar. Quando começar a levantar a fervura, conte 8 minutos e desligue. Deixe esfriar e sirva pequenas taças com o brigadeiro de colher. Sirva-o coberto por pistaches picados ou amêndoas laminadas torradinhas.

 

Ângela Sicilia

chef de cozinha

@angelasicilia