POR DENTRO DA LEAL MOREIRA

Conscientização na veia

 
Pra quem não sabe, o último domingo, dia 14 de junho, foi o Dia Mundial do Doador de Sangue. Devido a isto, a Fundação Hemopa lançou uma campanha junina para incentivar a participação da população. Na manhã do dia 13, uma programação cultural marcou o início da ação.
 
Artistas abraçaram a causa e fizeram shows para a comunidade, servidores e doadores do Hemopa. No último sábado, o Arraial do Pavulagem, Bem Viver, Boi Malhadinho, Mestre Curica, Banda M Beats e Jorginho Gomez se apresentaram no primeiro dia da campanha, que se estenderá até o dia 19/06. A ação pretende registrar um grande número de doadores neste mês de junho, época em que a taxa de coleta cai devido às férias.  
 
É importante que a Fundação Hemopa tenha um estoque estratégico de bolsas de sangue para que seja possível atender as grandes demandas dos hospitais locais. Lembrando que é também durante as férias de julho que aumentam as ocorrências de transfusão de sangue, devido aos excessos cometidos pelos cidadãos.
 
Além disto, nos dias 16 e 17 de junho, ocorrerá em Brasília, uma solenidade em comemoração ao doador de sangue. O Pará será representado pelo Hemopa e por Nilce Teixeira, doadora de sangue há 24 anos.
 
A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.
 
 
Atenção! Há certas restrições para ser doador de sangue. Confira as indicações do Hemopa:
 
Para doar sangue é preciso
 
- Boa saúde; 
- Ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, e peso acima de 50 kg. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. 
- Portar documento de identidade original e com foto no momento da doação. Não precisa estar em jejum, ao contrário; recomenda-se uma boa alimentação antes da doação. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.
 

 

Comentário