POR DENTRO DA LEAL MOREIRA

Belém recebe festival de animações francesas

Belém irá receber, pela segunda vez, um dos maiores festivais de animação do mundo, o Fête Du Cinéma d’Animation. A estreia do evento ocorrerá no dia 28/10, data estratégica para comemorar o Dia Internacional da Animação. O festival é anual e passa simultaneamente por 30 países e cem cidades francesas. Em Belém, a coordenação e organização fica por conta da Aliança Francesa e Centro Cultural Sesc Boulevard.
 
A programação abrange seis curtas metragens franceses, entre eles: “Fundo de Garrafa” (2010), de Jean-Claude Rozec; “O Tronco de Natal” (2013), de Stéphane Aubier; “Os Três Inventores” (1980), de Michel Ocelot; “Madagascar, Diário de Viagem” (2009), de Bastien Dubois; Uma Pequena História da Imagem Animada” (2006), de Joris Clerté; “A Travessia do Atlântico em um Barco a Remo” (1978), de Jean-François Laguionie.
 
As temáticas dos curtas são variadas, elas vão desde um cenário lúdico onde um garoto míope prefere não usar óculos e driblar sua pequena deficiência com a imaginação até a densa história de dois aventureiros que ficam presos em um barco à deriva. Enquanto isto, em “O Tronco de Natal”, a antagônica amizade entre um índio e um caubói faz com que o Natal seja arruinado.
 
Todos os filmes participantes são de renome pela qualidade de sua produção. Um exemplo disto é o curta “Madagascar, Diário de Viagem”, de Bastien Dubois que foi indicado ao Oscar de 2011 como Melhor Curta em Animação.
 
 
Serviço
Fête du Cinéma d’Animation 2015
Data: 28/10
Hora: 18h
Local: Sesc Boulevard (Boulevard Castilhos França, 522)
Informações (91) 3224-5305 / 3224-5654.
Entrada franca.

Comentário